sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mobílias

As mulgarmente conhecidas como mobis pelos utilizadores, são distinguidas em várias classes.

Mobílias Normais
As mobílias normais são as que se encontram à venda no catálogo, por tempo indefinido, geralmente por um preço inferior a 10 moedas. (Salvo raras excepções) A facilidade em encontrar este tipo de mobílias, leva a que a sua procura seja reduzida e, como tal, o seu preço no comércio das trocas seja geralmente muito baixo.

Mobílias Temporárias
As mobílias temporárias são lançadas no cátalogo por tempo limitado (ronda em média 3 a 5 semanas) e os seus preços não ultrapassam as 15 moedas. (Salvo raras excepções) Geralmente são lançadas várias peças de cada vez e são orientadas por um certo evento ou altura do ano. (Ex: Natal, Olimpíadas, Páscoa, Jogos Pan Americanos, etc.) A sua pouca frequência no catálogo leva a que a procura por este tipo de mobílias vá aumentando consoante o tempo e, consequentemente, o seu preço no comércio das trocas vá aumentando ao longo do tempo, mas, nunca atingindo preços muito elevados visto que são re-lançados no catálogo com alguma frequência (apróximadamente 1 vez por ano).

Mobílias Raras e HCs
As mobílias raras são lançadas no catálogo por tempo limitado (ronda em média 1 semana) e o preço é alto (salvo raras excepções). Uma vez lançados no catálogo, as mobílias raras não voltam ao catálogo a menos que algum evento aconteça que as façam voltar. (Enganos, Votação para fazer com que um raro antigo volte, etc.) A sua elevada procura e ausência do catálogo leva a que o seu preço no comércio seja elevado após certo tempo (2 anos aprox. salvo com exeçoes em que o preço cai)

Mobílias Super Raras
As mobílias super raras são mobílias que nunca foram lançadas no catálogo, ou se tiverem sido, foram por tempo limitadíssimo (breves minutos) ou já foram lançadas há tanto tempo que já são quase inexistentes no comércio das trocas. Geralmente são atribuídas em pequeno número em concursos com prémio de grande porte. A sua elevadíssima procura, a sua total ausência do catálogo e o número reduzido de unidades existentes leva que o seu preço seja muito elevado só por si e com o passar dos dias o seu preço aumente exorbitantemente. Ex: Sofá trono, sofá polar, piano dourado, troféu Habbo, máquina de escrever, troféu pequeno (esses tipos de mobis custam mais de 100 moedas (câmbios)) e estão sempre aumentando.

Controvérsias
De destaque está o facto de, na altura do Habbowood 2006, um Habbo denominado Hellpadre ter ganho um concurso e o prêmio lhe ter sido entregue. Este fez uma denuncia da gerência do Habbo Brasileiro/Português no site da sulake (www.sulake.com). Após saber disto, a gerência do Habbo baniu esse usuário até 2018. Este acto gerou imensos protestos mas, até hoje, a gerência não deu importância aos outros usuários indignados
Outra controvérsia, está no facto de no mês de Novembro de 2006 ter havido uma promoção dentro do tema "Camponeses no Habbo Hotel", na qual quem quisesse participar, teria que construir um quarto que se parecesse com uma quinta agrícola. O concurso até decorreu com normalidade, porém, na semana seguinte à publicação do concurso foram publicadas na pagina principal do web site do Habbo Brasileiro/Portugues, as 10 melhores quintas que a gerência havia escolhido. Dentro dessas 10, os usuários do Habbo Brasileiro/Portugues teriam que escolher as 5 melhores através de votação. Tudo teria corrido sem problemas se não fosse o simples fato de nos 10 escolhidos estar um usuário chamado "Eletricman". Pois bem, nessa altura esse usuário encontrava-se offline e a sua última entrada no hotel tinha sido antes da competição ser divulgada, mais precisamente em Agosto de 2006. Mas, se procurassemos bem, e escrevessemos "Electricman" (com C antes do T) havia um usuário com esse nome e data de entrada no Habbo nos dias seguintes à competição ser divulgada. Para complicar as coisas, esse habbo tinha o tal quarto que fora anteriormente escolhido para votação. Em conseqüência, se procurassemos "Eletricman" no navegador não haveria nenhum quarto pertencente a esse habbo. O que acabou por interferir bastante no resultado da votação, pois esse quarto, como nunca fora achado pelos usuários que procuraram "Eletricman" no navegador, ficou em ultimo lugar nas votação. Tal como no caso do banimento do outro usuário, este habbo tomou a mesma decisão, e denunciou a gerência no site da sulake, mas, desta vez, nenhuma acção foi tomada. Nos meses seguintes os jogos da gerência ficaram em queda por isso. Apesar de agora já estarem com o grau de popularidade normal, o Habbo Electricman comenta que nunca foi reembolsado e que se sente indignado com o que se passou.

Nenhum comentário: